Como uma consultoria de vendas pode turbinar suas vendas

Como uma consultoria de vendas pode turbinar suas vendas

Vender um produto ou serviço não é uma tarefa fácil. São várias etapas e processos envolvidos que, se não forem executados de forma ordenada e certeira, podem gerar problemas e atrapalhar os resultados de uma empresa. Para ajudar a entender melhor todos esses aspectos e auxiliar na melhoria, entra em cena a consultoria de vendas.

Mas como uma consultoria de vendas atua? O que ela pode fazer por sua empresa? Para mostrar como ela é importante, preparamos esse post. Continue lendo e descubra!

O que é uma consultoria de vendas?

consultoria_vendasUma consultoria é um serviço através do qual os gestores de uma empresa aprendem com especialistas como melhorar seus processos internos para atingir uma maior competitividade. Uma das diversas áreas que podem receber consultorias é a área de vendas. Quando detectados problemas em qualquer uma das etapas do processo de vendas, chamar um consultor pode ser uma boa saída.

Esse consultor primeiramente irá conhecer a empresa e realizar diagnósticos, visando identificar os problemas que precisam ser solucionados e, a partir daí, ele irá elaborar uma proposta de consultoria.

Mas atenção! Um consultor não faz as mudanças, ele orienta os gestores para que estes saibam como realizar as mudanças por conta própria, gerando assim resultados a longo prazo caso os empresários efetivamente se empenhem.

Como a consultoria pode ajudar?

Um consultor, quando entra em uma empresa para dar consultoria, possui já de início uma grande vantagem: um olhar externo. Ele é capaz de fazer uma análise mais imparcial do cenário interno da empresa, pois não trabalha ali no dia a dia. Isso permite uma maior eficácia na identificação de problemas que, para os gestores, muitas vezes, passam desapercebidos.

Outro ponto importante é que ele deve possuir conhecimentos práticos e teóricos. Os melhores consultores são aqueles que, além de sua formação acadêmica, já vivenciaram o mercado e sabem o que geralmente dá certo ou não.

Que aspectos das vendas podem ser aperfeiçoados com a consultoria?

A consultoria pode atuar em diversos aspectos do processo de vendas. O consultor pode orientar a equipe sobre como vender, como falar com o cliente, demonstrar entusiasmo, como é importante conhecer o produto e o próprio cliente. O profissional pode, ainda, orientar a respeito dos processos internos que fazem parte do processo de vendas. É muito comum encontrar empresas que não usam metodologias e não possuem procedimentos formalizados.

Mas, além disso tudo, o aspecto mais importante de atuação de uma consultoria é na mudança da cultura interna da empresa, ou seja, nas pessoas. Equipamentos, softwares e metodologias de nada adiantam se a equipe não estiver disposta a se superar para atingir melhores resultados.

A consultoria irá interferir nas diversas etapas do processo de vendas, conforme demonstrarem necessidade. A consultoria da Prospecta Inc atua justamente nisso, na capacitação das equipes para melhorarem resultados deprospecção e gestão de clientes. A atuação da consultoria se dá através de workshops, treinamentos e palestras sobre diversos aspectos do processo de vendas, como prospecção, networking, follow-up e marketing.

E então, preparado para melhorar seus resultados com uma consultoria de vendas? Deixe aqui seu comentário ou dúvida sobre o tema!

Sobre o Autor

Renato Gosling

Hoje em dia é sócio-fundador e CEO da ProspectaInc, palestrante, autor dos livros "O vendedor do futuro" e "As 365 frases impactantes e inspiradoras para seu negócios". É fundador da Academia de Novos Negócios. É marido de Juliana e pai de Gustavo, 7 anos e Eduardo, 4 anos.


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