Ferramentas imperdíveis para seu time de vendas – parte 3

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Ferramentas imperdíveis para seu time de vendas – parte 3


 

Você vem acompanhando aqui pelo blog nossa série de posts sobre ferramentas imperdíveis para seu time de vendas. Pois bem, chegamos hoje ao último artigo! Até aqui, você conheceu vários dos mais modernos conceitos, aplicativos, softwares e instrumentos tecnológicos que ajudarão sua equipe de vendedores a atender melhor os clientes e, conequentemente, vender mais!

A lista inclui questões diversas; como prospecção, networking, followup, marketing, integração de setores e compreensão do comportamento do consumidor durante a compra. E ela não para! Hoje vamos falar sobre ferramentas superbacanas para apresentações e reuniões, armazenamento e compartilhamento de dados e ainda para a capacitação do vendedor! Curioso? Confira![/vc_column_text][dt_gap height=”20″][dt_quote type=”blockquote” font_size=”big” background=”fancy” animation=”fade”]

Reuniões e apresentações

O vendedor atual, antenado às exigências dos novos tempos, deve estar preparado para tornar seu relacionamento com o cliente mais dinâmico. Isso exige uso de ferramentas que deixem reuniões e apresentações mais atraentes, criativa e eficientes. Hoje, há no mercado inúmeros aplicativos que podem ajudar seu time de vendas a encarar esse desafio! Separamos três sugestões muito interessantes para você. Confira![/dt_quote][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][dt_gap height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

Go To Meeting

O cliente não tem tempo de deslocamento para uma reunião importante? Tudo bem! Por meio do Go to Meeting o compromisso pode ser realizado via internet! E mais: as reuniões podem ser gravadas e encaminhadas para o sócio que ficou de fora ou para o gerente do funcionário![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

Yesware

Você montou a apresentação e a enviou por e-mail ao cliente. Como saber se ele recebeu ou leu o e-mail? O Yesware te ajuda a acompanhar o andamento das mensagens! O app também envia alertas para que você não se esqueça de responder os e-mails recebidos. Uma arma poderosa na combinação das apresentações com o trabalho posterior de prospecção e follow up![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

SlideShare

Você enviou a apresentação para o e-mail do cliente, mas ele não consegue abrir porque o arquivo está muito pesado. O SlideShare pode livrá-lo desse incômodo! O site permite postagem e acesso gratuitos às apresentações! Você pode encaminhar o link do material ou replicá-lo onde achar mais conveniente! Além disso, o SlideShare também é um espaço importante para a captação de leads, que pode (e deve!) ser usado dentro das estratégias de Inbound Marketing da empresa![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][dt_gap height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

Big Data

Você sabe o que é Big Data? Resumidamente, o termo surgiu para definir o fenômeno da multiplicação de dados registrada nos últimos anos e a consequente necessidade de armazenamento dos mesmos. O segredo do uso da tecnologia em Big Data, no entanto, vai muito além da capacidade de gerenciamento dos dados, mas consiste nas estratégias de uso dessas informações!

Para que fique mais claro, tudo está bem explicadinho aqui: Big Data e Vendas: entenda a relação que vai transformar seu negócio. Leia o post e veja como esse conceito está proprocionando melhores resultados financeiros para corporações de todo o mundo. A sua empresa também pode se beneficiar dele! Como? Use as ferramentas certas! Veja abaixo duas dicas simples, mas eficientes![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

Use o Google Docs

O Google Docs Trata-se de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para armazenamento e compartilhamento de documentos. Pode ser uma excelente opção para negócios de pequeno porte, que ainda não contam com softwares de CRM.

O Docs guardará seus arquivos nas nuvens, o que representará economia (com equipamentos em geral), segurança e infinita capacidade de armazenamento. O Docs permitirá melhor circulação de informações entre toda a equipe de vendas e, consequentemente, maior preparo dos vendedores para atendimento dos clientes![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

Use um sistema de CRM com cloud computing

Logo no primeiro post dessa série, abordamos a importância do CRM para sua equipe de vendas (confira aqui). Se você está decidido a contratar o serviço, faça uma boa pesquisa no mercado e verifique qual opção melhor atende às suas necessidades não apenas agora, mas também no futuro.

É essencial que o software funcione por cloud computing! Dessa forma, você terá garantias de que a ferramenta  acompanhará o crescimento da empresa e todas as demandas de armazenamento de dados que surgirem.  Lembre-se: quanto mais informações você conseguir registrar sobre o seu negócio e sua audiência, mais assertivas poderão ser as decisões e estratégias de vendas![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][dt_gap height=”30″][vc_column_text]

Capacitação

Capacitação é, talvez, a ferramenta mais poderosa que sua equipe pode utilizar. De nada adianta um aplicativo supermoderno ou um software de última geração, se o vendedor não estiver capacitado para atender o cliente. É importante que a empresa invista em treinamentos e eventos motivacionais para o grupo, mas, principalmente, que inspire cada funcionário a se capacitar individualmente. Ou seja, o bom vendedor precisa ser interessado, buscar informações, se reciclar e estar sempre atualizado!

Para isso, o uso da tecnologia também é essencial. Temos abaixo algumas dicas valiosas de ferramentas que podem na capacitação de sua equipe! Confira![/vc_column_text][dt_gap height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Cursos online

A internet é terreno fértil para a capacitação! Existem inúmeras palestras, aulas e cursos online que efetivamente podem ajudar sua equipe a melhorar os processos e vender mais! O curso de vendas e novos negócios “O fim das vendas e do marketing da insistência”, que aborda temas importatíssimos como prospecção, follow up, networking e Inbound Marketing, é um excelente exemplo![/vc_column_text][dt_gap height=”30″][vc_column_text]

Workshop presenciais

Capacitação nunca é demais, isto vale para cursos, workshops, palestras e afins. Não deixe de ver o workshop em novos negócios para sua empresa “O fim das vendas e do marketing da insistência”, ministrado por Renato Gosling, da ProspectaInc. Os temas abordados são: prospecção, follow-up, networking, inbound / outbound marketing.

Não deixe de conferir aqui vendo tudo sobre o workshop!

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Livros

Ler é fundamental para o bom vendedor e os livros também são ferramentas indispensáveis no processo de capacitação! Por meio deles, o vendedor pode se aprofundar sobre as mais diversas áreas e usar o conhecimento para aperfeiçoar o trabalho. Nossa sugestão é o livro O Vendedor do Futuro, de Renato Gosling. Você pode baixá-lo integralmente aqui gratuitamente![/vc_column_text][dt_gap height=”45″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_message color=”alert-success” style=”rounded”]Dica extra: Quem gosta de livros virtuais, deve baixar o Kindle! Esse aplicativo organiza os volumes e também possui várias funções que facilitam a leitura (como alterações de fontes, por exemplo!).

Gostou das dicas? Não deixe de conferir os dois posts anteriores dessa série! Você pode acessá-los aqui! Para terminar, deixe aqui suas dicas pessoais!

[dt_highlight color=”yellow”]Revele quais são suas ferramentas preferidas e ajude-nos a aumentar essa lista! Suas sugestões podem ajudar outros vendedores![/dt_highlight]

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Sobre o Autor

Renato Gosling

Hoje em dia é sócio-fundador e CEO da ProspectaInc, palestrante, autor dos livros "O vendedor do futuro" e "As 365 frases impactantes e inspiradoras para seu negócios". É fundador da Academia de Novos Negócios. É marido de Juliana e pai de Gustavo, 7 anos e Eduardo, 4 anos.

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