“Como entregar leads mais qualificadas para o time de vendas”

O simples ato de vender algo é naturalmente complexo e desafiador. Para ter sucesso nessa seara, o profissional precisa se aperfeiçoar constantemente e contar com todos os artifícios em seu favor. Uma das formas mais eficazes de largar na frente e fechar negócio é tendo leads mais qualificados.

Porém, o que vemos por aí é um desperdício enorme de tempo e dinheiro quando um vendedor inicia um contato para tentar concretizar uma venda com um lead que ainda não está pronto, que ainda não foi devidamente preparado para essa etapa. Ao lapidar os contatos, é possível entregar oportunidades muito melhores e otimizar o trabalho dos seus colaboradores, aumentando consideravelmente os lucros da sua empresa. Quer descobrir como fazer isso? Então acompanhe conosco o post a seguir!

Defina aonde você quer chegar

Para começar a ter leads mais qualificadas, você precisa saber ao certo quais são os objetivos e metas da sua empresa do momento. Somente dessa forma você será capaz de definir quais são os leads que você pode investir, bem como aqueles que não são tão importantes no momento.

Uma boa maneira de fazer isso é traçando um perfil que ajudará nesse processo de escolha: se uma pessoa acessou apenas uma página do seu conteúdo, é bem possível que ela estivesse apenas fazendo uma pesquisa. No entanto, se ela voltar ao seu site e faz o download de materiais ou assina sua newsletter, isso é um indício bem convincente de que ela está passando de uma etapa para outra dentro do funil de vendas. E isso deve ser acompanhado de perto, já que a cada etapa que ela se move, é um passo em direção à compra que seu lead dá.

Crie conteúdo relevante para sua persona

Seu time de vendas, definitivamente, sabe o público que está querendo alcançar. E ao definir a persona, você deve focar em criar conteúdo relevante para ela. Isso é a grande chave de todo o fluxo de qualificação. Se você não desperta o interesse dos seus clientes em potencial, pode ter certeza de que eles jamais saberão da relevância de seu produto ou serviço.

Blog posts, webnars, e-books, white papers, podcasts: todos eles podem ser essenciais quando bem feitos e auxiliar bastante na qualificação de suas leads. Lembre-se também de utilizá-los no momento certo: você não precisa ter conteúdo novo o tempo todo, mas sim no momento certo!

Crie um fluxo de nutrição definido

Quando falamos de leads mais qualificadas, a paciência é uma grande virtude. Enviar alguns e-mails para suas leads é uma boa ideia, porém, é muito importante não se precipitar ou exagerar na abordagem de venda. Procure encontrar um bom timing entre um e-mail e outro.

Tente também sempre ser mais específico nos materiais enviados, além de buscar transformar sua relação num processo em evolução: comece com materiais mais simples e, com o passar do tempo, invista em conteúdo mais complexo, capaz de manter a atenção da sua lead. Então, aconselha-se começar com blog posts, depois evoluir para vídeos e e-books, investir nos e-mails marketing e depois uma chamada para conversar com um consultor de vendas a fim de ele conhecer melhor o trabalho de sua empresa.

Medir e melhorar sempre

Por fim, segue a regra de ouro para quem deseja ter sucesso no mundo das vendas: medir e melhorar sempre! Você precisa ter consciência do que está funcionando — ou não — para seu time de vendas, e então adequar tais processos. Mesmo que os resultados estejam bons, não se engane: sempre existe algum ponto a ser trabalhado e espaço para aquilatar o seu negócio.

Pronto! Agora você sabe como qualificar seus leads e contribuir para que seu time de vendas tenha ainda mais sucesso. São passos relativamente simples, mas que fazem toda a diferença para um bom lucro ao final do mês. E você, tem feito algo para ter leads mais qualificados? Aplique nossas dicas e melhore seus resultados. Ainda tem alguma dúvida ou quer deixar algum questionamento? Então comente o post e venha se juntar à conversa!

Sobre o Autor

Renato Gosling

Hoje em dia é sócio-fundador e CEO da ProspectaInc, palestrante, autor dos livros "O vendedor do futuro" e "As 365 frases impactantes e inspiradoras para seu negócios". É fundador da Academia de Novos Negócios. É marido de Juliana e pai de Gustavo, 7 anos e Eduardo, 4 anos.

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